Movimento de Casais Jovens

Paróquia São Pedro Apóstolo - Ivoti

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Você já ouviu falar do Método de Ovulação Billings?

Nenhum comentário
Nas próximas postagens, faremos uma série de formações sobre o MOB (Método de Ovulação Billings), acompanhe e conheça mais sobre esse método natural, que a Igreja Católica orienta os casais a utilizarem.





O Método da Ovulação Billings é uma presente de Deus para a vida da Mulher! E este presente foi dado pelas mãos do casal Billings, médicos cientistas que juntamente com a sua equipe de colegas organizaram uma metodologia que pudesse contribuir com as mulheres no sentido de que as mesmas pudessem identificar os seus sinais e sintomas de fertilidade.

Eles sabiamente se utilizaram da natureza para explicarem o Método. Consideramos o corpo de uma mulher como a terra, na qual gostaríamos de plantar uma semente. A terra deverá ser quente e úmida para que a semente germine. Algo semelhante ocorre no corpo da mulher que vai conceber uma criança. Quando a mulher está na fase fértil de seu ciclo, isto é, quando pode conceber uma criança, seu corpo produz uma secreção mucosa especial. Este fluxo mucoso é produzido no colo do úterino e tem como função de nutrir, proteger, selecionar e conduzir espermatozóides até as tubas uterinas  da mulher.

O ser humano, como a semente, não pode crescer sem umidade. Enquanto a mulher realiza suas tarefas cotidianas, pode saber que sua fase fértil iniciou quando sente uma sensação de umidade ou molhada ou escorregadia e observa o fluxo mucoso que no início  é opaco e pegajoso e depois, pouco a pouco, se torna mais claro e elástico, e depois tanto a sensação , como a observação da presença do fluxo mucoso começa a regredir e a mulher volta novamente ao seu tempo infértil.

Este período de fertilidade, é também denominado como período ovulatório, pois num destes dias acontecerá a ovulação,que é a saída do ovo maduro da mulher e este ficará disponível para a fertilização menos que 24 horas. A mulher saberá reconhecer através do Método qual destes dias férteis é o sinal da ovulação.

Quando o casal quer evitar uma gravidez, deve abster-se de qualquer contato genital (e não corporal) nos dias reconhecidos como dias férteis (presença de sensação e observação do muco) e se desejar a gravidez devem manter o contato genital nestes dias férteis onde num destes dias ocorrerá a ovulação.

O Método da Ovulação é aplicável em todas as variações da fisiologia reprodutiva da mulher, tanto normal como patológica:
1- Ciclos regulares; 2- Ciclos irregulares;  3- Ciclos não ovulatórios 4- Amamentação; 5- A pré-menopausa; 6- Estresse ou tensão emocional; 7- Baixa fertilidade;

A mulher que deseja utilizar o Método de Ovulação Billings é instruída para não fazer qualquer investigação interna na vulva. Ela é instruída a ficar atenta, durante todo o dia, às mudanças de sensação na vulva. Esta observação valiosíssima pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar. Quando for conveniente, a mulher faz sua observação visual, caso haja quantidade de muco para ser vista.

A mulher é instruída a partir de suas observações  para anotar num gráfico, usando as suas próprias palavras para descrever as observações, as sensações e o que acha necessário para o seu bom entendimento dos seus períodos férteis. A mulher sem instrução poderá utilizar as cores para identificar os períodos do seu ciclo menstrual.

É evidente que o Método da Ovulação Billings é uma filosofia tanto quanto uma técnica e que as instrutoras têm uma motivação básica para ajudar casais a viverem juntos em harmonia e a obterem grande felicidade em razão de sua relação sexual física.

Eficácia do método: Quando ele é bem compreendido e aplicado pelo casal, a eficácia é de 99%. Nenhum método dá uma eficácia de 100%, mas a eficácia do método natural se aproxima a 100%.

É importante ressaltar que para um casal se tornar usuário, deve procurar um casal instrutor de sua diocese, na Diocese de Novo Hamburgo existem alguns casais habilitados pela CENPLAFLAM (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA), a disposição que orientam voluntariamente. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário