A yoga está baseada em uma filosofia e em uma visão que não
são compatíveis com a fé cristã. As seguintes chaves resumem as publicações dos
especialistas Joel S. Peters e Pe. James Manjackal a respeito do tema.
1. A yoga é uma disciplina espiritual hindu e não só
posturas ou exercícios físicos
A palavra yoga deriva da raiz sânscrita “yuj” que significa
“união”. O objetivo da ioga é unir o eu transitório (temporal), ou “jiva”, com
o (eu eterno) infinito, ou “Brahman”, o conceito hindu de Deus.
Este deus não é um deus pessoal, mas uma substância impessoal
espiritual que é “um só com a natureza e o cosmos”. Brahman é uma substância
impessoal e divina que “impregna, envolve e subjaz em tudo”.
A yoga não é apenas um conjunto de posturas e exercícios
físicos, mas uma disciplina espiritual que busca levar a alma ao “samadhi”, ou
seja, aquele estado no qual o natural e o divino se transformam em um, o homem
e Deus chegam a ser um sem nenhuma diferença.
2. É panteísta e, portanto, incompatível com o cristianismo
O panteísmo é aquela visão na qual deus e o mundo são um só.
No hinduísmo existe uma realidade única e todo o resto é uma ilusão (ou Maya),
ou seja, o universo é entendido como uma energia eterna, divina e espiritual,
onde todos os indivíduos que existem – inclusive os humanos – são suas
extensões.
A yoga é o caminho que conduz o praticante (varão=yogi,
mulher=yogini) com esta energia cósmica.
Por outro lado, no cristianismo, através da revelação
contida na Tradição e nas Sagradas Escrituras, conhecemos a verdadeira natureza
do homem como criação única de Deus, criado a sua imagem e semelhança; onde nem
o homem nem o universo criado são divinos.
No hinduísmo, o bem e o mal são ilusórios (Maya) e,
portanto, inexistentes; enquanto no cristianismo, o pecado é uma transgressão
da lei de Deus e o rechaço de nosso verdadeiro bem. Além disso, é inseparável
para nossa fé porque é a razão pela qual necessitamos um Salvador. A
Encarnação, a Vida, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus são meios de
salvação para os cristãos, ou seja, para nos libertar do pecado e de suas
consequências.
3. Não é possível separar a espiritualidade hindu da prática
da yoga
É um erro acreditar que praticando ioga só conseguirão
benefícios corporais sem ser afetado pelo seu fundamento espiritual.
Isto acontece porque a ioga não trata essencialmente do
relaxamento ou da flexibilidade, mas de utilizar os meios físicos para um fim
espiritual.
Como explica o apologista Michael Gleghorn, há especialistas
em ioga, como Georg Feuerstein e Jeanine Miller, que ao falar sobre as posturas
desta prática (asana) e dos exercícios de respiração (pranayama) assinalam-nas
como algo mais que simplesmente outra forma de exercício: são “exercícios
psicossomáticos”, isto é, que o processo de origem psíquica também influencia
no corpo.
O reconhecido investigador sobre yoga, Dave Fetcho, também
assinala que a filosofia oriental é interdependente com a prática da ioga:
“A yoga física, segundo sua definição clássica, é intrínseca
e funcionalmente incapaz de ser separada da metafísica das religiões orientais.
O praticante ocidental que tentar fazer isto está fazendo com ignorância e em
perigo, tanto do ponto de vista do iogue como do ponto de vista cristão. (Ioga;
725:2)
4. Sim, a Igreja Católica se pronunciou sobre o tema
Na “Carta aos bispos da igreja católica acerca de alguns
aspectos da meditação cristã” de 1989, a Congregação para a Doutrina da Fé,
embora não condene expressamente a ioga, assinala no numeral 12 que é
necessário ser prudente com a prática de “métodos orientais”, inspirados no
hinduísmo e no budismo:
“Estas propostas ou outras análogas de harmonização entre a
meditação cristã e as técnicas orientais, deverão ser continuamente examinadas
mediante um cuidadoso discernimento de conteúdos e de método, para evitar a
queda num pernicioso sincretismo”.
O numeral 14 explica que a noção de que os seres humanos se
unam “com uma consciência cósmica divina” contradiz os ensinos da Igreja:
“Para aproximar-se daquele mistério da união com Deus, que
os Padres gregos chamavam divinização do homem, e para compreender com precisão
as modalidades segundo as quais ela se realiza, é necessário ter presente, em
primeiro lugar, que o homem é essencialmente criatura e tal permanece para
sempre, de modo que jamais será possível uma absorção do eu humano pelo Eu
divino, nem sequer nos mais elevados graus de graça”.
Em 2003, o Conselho Pontifício da Igreja Católica para o
Diálogo Inter-religioso publicou um documento intitulado “Jesus Cristo portador
da Água da Vida”, no qual descreve a ioga como uma das muitas práticas da New
Age (Nova Era) e que é “difícil de reconciliar com a doutrina e a
espiritualidade cristã”.
No numeral 3 explica por que o da ioga não ajuda na
meditação e na oração cristã:
“Para os cristãos, a vida espiritual consiste em uma relação
com Deus que vai se tornando cada vez mais profunda com a ajuda da graça, em um
processo que ilumina também a relação com nossos irmãos. A espiritualidade,
para a New Age, significa experimentar estados de consciência dominados por um
sentido de harmonia e fusão com o Todo. Assim, ‘mística’ não se refere a um
encontro com o Deus transcendente na plenitude do amor, a não ser à experiência
provocada por um voltar-se sobre si mesmo, um sentimento exultante de estar em
comunhão com o universo, de deixar que a própria individualidade entre no
grande oceano do Ser”.
5. A origem da yoga remonta aos “vedas” e existe mais de um
tipo
Embora suas origens remontam há 5 mil anos e durante muito
tempo seus princípios foram transmitidos oralmente, a yoga foi colocada por
escrito e apareceu publicamente nos 4 antigos textos hindus conhecidos como os
Vedas (depois nos Upanishads).
Alguns anos depois, o pensador hindu Patañjali compilou e
codificou todo o conhecimento da yoga no Ioga Sutra, o texto de mais autoridade
sobre este tema, reconhecido por todas suas escolas.
Patañjali explicou em seus escritos as 8 vias que guiam as
práticas da yoga, da ignorância à “iluminação” ou união com Brahman. São estas:
o autocontrole (yama), a prática religiosa (niyama), posturas (asana),
exercícios de respiração (pranayama), controle dos sentidos (pratyahara),
concentração ou controle mental (dharana), contemplação profunda (dhyana),
iluminação (samadhi).
É interessante observar que as posturas e os exercícios de
respiração que normalmente são considerados no Ocidente como toda a yoga, são
os passos que procuram a união com o chamado Brahman.
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