Movimento de Casais Jovens

Paróquia São Pedro Apóstolo - Ivoti

terça-feira, 28 de maio de 2013

VOCÊ SABE POR QUE COMEMORAMOS CORPUS CHRISTI?

Nenhum comentário
Quinta-feira que vem é feriado em muitas cidades do país. Feriado de Corpus Christi.

Mas você, cristão, sabe por que se comemora este dia e qual a significância da festa de Corpus Christi para a nossa fé?

No vídeo abaixo, o Prof. Felipe Aquino nos explica quem primeiramente foi inspirada a sugerir a festividade, bem como o milagre da transubstanciação que acabou dando origem à festa de Corpus Christi:


Como explica o Prof. Aquino, a origem da Festa de Corpus Christi tem ligação direta com o milagre da transubstanciação (que é a mudança de uma substância noutra; mais especificamente, é a transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo, literalmente, na Eucaristia) ocorrido em Bolsena, na Itália, e transportado para Orvieto, ao sul da Região da Úmbria (aproximadamente 120 km ao norte de Roma) .

O corporale (toalha que recobre o altar) com a matéria da transubstanciação do Milagre Eucarístico de Bolsena ainda se encontra guardada num tabernáculo depositado na capela esquerda ("Cappella del Corporale") do Duomo de Orvieto, a belíssima igreja que é a catedral da cidade. Figurando dentre as maiores catedrais góticas da Europa, o Duomo de Orvieto é uma igreja que faz jus ao tesouro que guarda, possuindo uma fachada belíssima, rica em significância para os cristãos, como se pode ver nas fotos a seguir:









O Milagre Eucarístico de Bolsena, todavia, não é a única manifestação viva de Cristo já observada pela transubstanciação da Eucaristia. Um dos mais famosos é o de Lanciano, na Região dos Abruzzos, também na Itália. 

Mais recentemente, veio à público a ocorrência do Milagre Eucarístico de Buenos Aires, ocorrido em 1996, quando o Papa Francisco ainda era Arcebispo na capital argentina, e que foi mantido em segredo durante todo o período necessário para o escrutínio científico da transubstanciação. 

Na página abaixo, pode-se ler mais sobre essa manifestação mais recente, sendo ainda possível assistir a um vídeo no qual o Dr. Castanon, médico laico que procedeu à análise do sangue e da carne transubstanciados, fala da impossibilidade de explicação científica do fato:



Assim, que todos nós saibamos a real dimensão da festividade marcada para a próxima quinta-feira, e que nos façamos presentes nas inúmeras celebrações e procissões que ocorrerão, marcando com fé e alegria nosso reconhecimento ao Cristo Vivo, senhorio de nossa existência.


Redação e Pesquisa:
Depto de Comunicação, com auxílio da Coordenação do Núcleo
MCJ Ivoti

Nenhum comentário :

Postar um comentário